PCMSO – PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DA SAUDE OCUPACIONAL E PPRA – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

O PCMSO é o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional e o PPRA Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais. Ambos os programas tem periodicidade anual e são obrigatórios a todas as empresas, não importando o grau de risco, o tipo de empresa, ou a quantidade de empregados.

Os dois programas constam da CLT, são previstas na NR 7 – Normas Regulamentadoras nº 7 do Ministério do Trabalho e Emprego e são exigidos pela fiscalização, por ocasião das inspeções  da SRT (Antiga DRT) nas empresas.

Os dois programas são elaborados para levantar os riscos de acidentes e comprometimentos à saúde existentes na empresa, orientam sobre condutas de proteção dos empregados e praticamente eliminam os riscos dos empregadores em futuras ações trabalhistas indenizatórias.

Os empregados são obrigados a cumprir as recomendações do PCMSO e PPRA sob possibilidade de demissão por justa causa.

Por ocasião das inspeções da SRT (antiga DRT) nas empresas, se estas não possuírem o PCMSO e PPRA são impostas multas, bastante pesadas, para cada um dos empregados existentes na empresa.

O Sindivarejista fez convênio (setembro 2015) com a clínica Check Up Centro Médico para realização do PCMSO e PPRA e oferece ao associado tabela de preços reduzidos em relação ao mercado.

QUANTIDADE DE EMPREGADOS

VALOR ANUAL

0 a 3

4 a 30

R$ 165,00

31 a 50

R$ 220,00

51 a 110

R$ 275,00

111 a 200

R$ 330,00

A partir de 201

R$ 495,00

*O valor médio do PCMSO e PPRA praticado no mercado é de aproximadamente R$ 800,00 todavia os lojistas associados pagarão o preço extremamente reduzido diretamente ao Sindicato que o repassará ao fornecedor Clinica Check Up.

PARA SOLICITAR O PCMSO ou PPRA, clique aqui!