Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

sindivarejista-df.png
 
fale-com-o-presidente-do-sindivarejista

Dicas para entrevista

 

Assim como a entrevista de emprego é um desafio para quem é entrevistado, também é um desafio para o entrevistador. Duvidas como: Quais perguntas devem ser feitas? Que dicas as respostas dos candidatos na entrevista de emprego podem nos dar? Será que ele está sendo verdadeiramente sincero?

Não existe uma “receita mágica” para fazer boas perguntas, mas algumas dicas simples de comunicação e psicologia podem ajudar neste processo:

Preparação e Organização

Em primeiro lugar, tenha uma ideia bem clara do tipo de profissional que você está pensando em contratar. Definir por exemplo: ” Preciso de um vendedor ” é algo muito vago, é preciso conhecer os problemas que ele vai encontrar dentro da loja, se vai precisar ser criativo, se vai precisar ser comunicativo ou saber ouvir mais do que falar, qual o público que ele vai atender, se precisa trabalhar em equipe ou sozinho, esse vendedor vai precisar ter que tipo de conhecimento técnico, etc...

Conhecendo bem o perfil ideal para a vaga, fica mais fácil decidir quais perguntas terão de ser feitas e quais perguntas podem ser deixadas de lado.

Planeje-se para iniciar a entrevista no horário marcado, isso demonstra a seriedade da empresa e demonstra o que será esperado do empregado, reserve um tempo em que você tenha certeza de não ser interrompido e seja claro quanto ao que está oferecendo e o que espera do candidato caso seja contratado: horário de trabalho, salário, benefícios, normas básicas da empresa e etc.

Questões Abertas, Liberdade de Resposta

Nunca tente “canalizar” ou induzir uma resposta, se você der a dica, o entrevistado vai sempre dizer o que você quer ouvir. Faça perguntas abertas, que favoreçam o raciocínio livre e encorajem realmente o candidato a expor sua opinião verdadeira durante a entrevista de emprego. Para obter esse resultado, use sempre que possível perguntas começadas com ” por que você acha…. “, ” qual sua opinião sobre… ” ou então ” como você acha que pode…”.

Use da Neutralidade na Entrevista de Emprego

Embora as vezes seja tentador fazer um comentário pessoal, segure o impulso. A entrevista de emprego é para a empresa conhecer o perfil do entrevistado e não para o entrevistado conhecer o perfil do entrevistador. Não importa a resposta obtida, seja sempre neutro. Com esta postura, você também deixa o entrevistado mais à vontade, tenha sempre em mente que o personagem principal da conversa é o entrevistado e não o entrevistador.

Sugestões de perguntas:

Fale um pouco sobre você.
Por que você acredita que está sem trabalho há “x” tempo?
Qual o motivo da sua saída da última empresa?
Se você está empregado, qual o motivo de estar buscando nova oportunidade e como você está se organizando no trabalho para fazer entrevistas?
Qual o seu salário atual ou último salário?
Como se vê daqui a cinco anos?
Onde é que você realmente gostaria de trabalhar?

O que mais te incomoda em relação a colegas ou patrões?
O que você sabe sobre nossa empresa?
Como você acha que pode contribuir para nossa empresa?
O que você achou da nossa entrevista?

 

 

NOSSA LOCALIZAÇÃO

 

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS) Quadra 06
Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

LINK'S RÁPIDOS

NEWSLETTER

RECEBA NOSSOS BOLETINS POR E-MAIL
SINDICATO FILIADO À FERCOMÉRCIO