Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

sindivarejista-df.png
 
fale-com-o-presidente-do-sindivarejista

Como fazer um bom currículo

 

Dicas para fazer um bom currículo

Você precisa de tempo. Não é possível escrever este documento de modo satisfatório em minutos. Tenha calma e paciência! Lembre-se essa vai ser a primeira impressão que o entrevistador vai ter de você.

E necessário ter em mente o objetivo do seu currículo para que as informações estejam direcionadas e tenham um foco específico (exemplo: vendas, administrativo, gestão de equipe) assim, os dados apresentados precisam ser os relevantes para a área que você pretende atuar.

Se você possui mais de uma área de atuação profissional (vendas e administrativo, por exemplo) o ideal é criar duas versões do seu currículo. Dessa forma, você pode focar suas experiências profissionais e cursos extracurriculares para cada tipo de vaga de emprego e ter mais chance de participar do processo seletivo.

Não coloque características pessoais como: Sou dinâmico, aprendo rápido, bom relacionamento interpessoal. Qualquer candidato pode dizer isso, o momento da entrevista ou de uma possível dinâmica, será o momento de demonstrar suas habilidades comportamentais e pessoais e não no currículo.

Não minta, seja sincero e coerente em seu currículo! Verifique a ortografia, erros gramaticais podem ser considerados como um ponto negativo pelo recrutador, mesmo que esse erro tenha sido apenas de digitação.

No seu currículo precisam constar de modo claro os seguintes itens:

Dados Pessoais: Coloque seu nome completo, todos os números de telefone que você tem, e-mail, endereço completo, idade ou data de nascimento e uma foto sua, no mínimo.

Cuidado com e-mails informais. Caso você tenha algum e-mail do “tempo da adolescência”, crie um e-mail profissional, nada de e-mails como: lindinha, bonitinha e etc.

Assim como o endereço de e-mail, a foto deve ser algo mais formal. Prefira uma foto em que você esteja vestido da mesma maneira que apareceria em uma entrevista de emprego, melhor se ela mostrar apenas a cabeça e os ombros e com fundo neutro (como as utilizadas em documentos 3x4). Não precisa aparecer com "cara fechada", um sorriso discreto transmite simpatia e carisma. 

Objetivo/Interesse: Serve para você falar o motivo de enviar o seu currículo. Seja objetivo e direto, diga qual cargo quer trabalhar (Exemplos: “Auxiliar administrativo” ou “vendedor”). Se não tem um cargo específico, diga em qual área quer atuar (Exemplo: “Atuar na área financeira”, ”Atuar com coordenação de equipe” ou “trabalhar com atendimento”)

Não coloque objetivos pessoais de vida “crescer profissionalmente”, “dividir experiências”, “conquistar novos mercados”, “aprender mais”, “compartilhar conhecimentos”, “aplicar o que aprendi”, etc…

Formação acadêmica: Se for um candidato de ensino médio, coloque a escola e o ano em que estiver cursando. Se for um candidato do ensino superior, é desnecessário escrever sobre o ensino médio, foque na graduação, dizendo o nome da instituição, nome do curso, data de início e fim ou previsão de conclusão se ainda estiver cursando.

Experiências profissionais: Diga as empresas que trabalhou, cargo, período e as atividades que desenvolvia. Muito importante dizer o que fazia em cada experiência, suas responsabilidades e rotina de trabalho. Também é preciso colocar data de início e fim. Não coloque apenas o ano, os meses são fundamentais. 

Cursos extracurriculares: São cursos de menor duração na área que está se propondo a trabalhar. Escreva a instituição, carga horária e ano da realização.

Atividades complementares: São as experiências que você tem sem registro profissional, de preferência na área que está buscando uma vaga. Lembre-se de colocar sempre as datas (mês e ano) de início e término.

 

 

NOSSA LOCALIZAÇÃO

 

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS) Quadra 06
Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

LINK'S RÁPIDOS

NEWSLETTER

RECEBA NOSSOS BOLETINS POR E-MAIL
SINDICATO FILIADO À FERCOMÉRCIO