Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

sindivarejista-df.png
 
fale-com-o-presidente-do-sindivarejista

Dicas para entrevista

 

Já que você está em busca de emprego e tem enviado seu currículo para diversas empresas, você pode receber uma ligação a qualquer momento. Assim, esteja preparado e com o celular sempre ligado.

Pense desde já em situações mais importantes da sua vida profissional, onde trabalhou, por quanto tempo, os cargos que exerceu, o que aprendeu em cada uma delas, assim, qualquer pergunta que lhe for feita você saberá o que responder na hora.

Caso não possa falar no momento da ligação, anote o telefone de contato e diga quando retornará a ligação. Anote o nome da pessoa e o cargo que ela está te oferecendo. Retorne no prazo informado por você.

Para estar preparado, pense em várias perguntas que um entrevistador pode fazer. Então, elabore algumas respostas, tanto sobre suas conquistas quanto sobre suas fraquezas e pontos a melhorar, pense em como você se sentiu sobre um sucesso ou um fracasso. Planeje também como explicar um espaço de tempo sem atividade em seu currículo.

Não possuo experiência profissional, e agora?

Para quem não tem experiência profissional pode pensar nas principais situações da sua vida escolar ou familiar como por exemplo: cursos que fez, trabalhos em grupos na faculdade, viagens com amigos ou para intercâmbio, festas que organizou, etc... Assim você terá condições de explicar suas habilidades.

Pretensão salarial, como lidar?

Um ponto importante é quanto ao salário. O candidato perguntar pelo salário logo no primeiro contato e no início da conversa pode prejudicar muito. A empresa nem decidiu se você preenche os requisitos então, espere o processo seguir, essa informação será dada pela empresa, caso não seja, ao final da conversa, ai sim, não haverá problema em perguntar.

Caso ocorra aquela temida pergunta “Qual sua pretensão salarial?” é importante que você saiba a média salarial para o cargo que você está buscando, se está desempregado, peça a média que o mercado está pagando, se está trabalhando, pode pedir um pouco mais. Outra resposta interessante à essa pergunta é dizer o valor do seu último salário.

Agora, se você não quer abrir mão de uma determinada faixa salarial, o melhor é ser bem claro e evitar surpresas desagradáveis. Muita gente aceita o que lhe oferecem para voltar ao mercado de trabalho mas acaba ficando insatisfeito.

Como me agir durante uma entrevista pessoalmente?

No caso de uma entrevista pessoalmente, na qual você não é pega de surpresa como em um telefonema, antes de ir para o local da entrevista é interessante você pesquisar tudo que puder sobre a empresa e o setor em que atua, seus concorrentes, suas características e desafios.

Na hora de escolher o que vestir procure algo que combine com sua área de atuação, prefira cores neutras, evite decotes e roupas curtas. Se você não conhece exatamente o local da entrevista tente sair uma hora mais cedo para chegar a tempo, independentemente de uma boa desculpa, um atraso dá uma péssima impressão sobre você. Fique atento a todos os seus gestos desde o momento em que chegar a empresa e coloque o celular no modo silencioso durante todo o período que estiver lá.

Seja simpático, sorria, tome a iniciativa de cumprimentar o entrevistador (apenas aperto de mãos firme). Mantenha contato visual com o entrevistador, (se for mais de um, distribua os olhares enquanto fala), deixe sua cabeça erguida e os dois pés sempre no chão (cruzar as pernas pode parecer excesso de informalidade). Evite mexer no cabelo e roer as unhas, ainda que esteja nervoso, deixando suas mãos abertas sob a mesa ou joelhos.

Seja verdadeiro, contar uma mentira, aumentar uma coisinha aqui outra ali é muito arriscado em qualquer tipo de entrevista. O recrutador é uma pessoa treinada para perceber deslizes. Cuidado com gírias, palavrões ou vícios de linguagem.

Por mais completa que seja a entrevista ao final você ainda terá alguma dúvida, faça perguntas para esclarecer.

Exemplos de perguntas:

O que a empresa espera de diferencial do novo ocupante da vaga?
Pode me falar um pouco sobre as pessoas que trabalham nessa equipe?
Com que frequência as pessoas progridem na empresa?
Quando é que se pode esperar uma decisão sobre este processo seletivo?

 

 

NOSSA LOCALIZAÇÃO

 

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS) Quadra 06
Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

LINK'S RÁPIDOS

NEWSLETTER

RECEBA NOSSOS BOLETINS POR E-MAIL
SINDICATO FILIADO À FERCOMÉRCIO