13º injetará R$ 7,5 bilhões na economia do DF

O pagamento do 13º salário injetará na economia do Distrito Federal R$ 7 bilhões 565 milhões contra R$ 7 bilhões 502 mil do natal de 2016.

O abono será pago a 1.704.554 trabalhadores ativos e aposentados, número maior que o do ano passado: 1.688.026.

O gasto médio com presentes deverá ser de R$ 220 contra R$ 205 do ano passado, segundo estima o Sindicato do Comércio Varejista – Sindivarejista -, que reúne 30 mil lojas de rua e de shoppings em todo o DF. Nelas, trabalham cerca de 100 mil pessoas.

Em termos proporcionais, no Distrito Federal será pago o maior 13º salário do país: R$ 4.234. As informações foram dadas ao Sindivarejista pelo Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Em todo o país, o 13º salário colocará na economia mais de R$ 200 bilhões.

O presidente do Sindivarejista, Edson de Castro, disse hoje que o novo cenário econômico – com juros baixos e inflação em queda – beneficiará o consumo no fim de ano.

“Há um clima de otimismo moderado no comércio e estima-se que as vendas cresçam 6% contra 2,5% do último natal. Roupas, calçados, perfumes, artigos para o lar e eletrônicos devem ser os presentes mais vendidos”, acrescentou.

Para ele, não será surpresa se alguns setores – como o de celulares e tablets – ultrapassarem 8% de expansão nas vendas.

Os cartões de crédito podem responder por 95% do faturamento das lojas “porque quem compra geralmente quer mais tempo para pagar”.

Memória:

O 13º salário injetou R$ 5,8 bilhões no DF no natal de 2014.

Em 2015, R$ 6,4 bilhões

Em 2016, R$ 7,5 bilhões

As vendas do comércio do DF subiram 2% no natal de 2014.

E caíram 3% no natal de 2015.

Subiram 2,5% no natal de 2016.