Notícias do Varejo

Saneamento Cadastral O primeiro Passo Para p E-SOCIAL

Saneamento Cadastral

O primeiro Passo Para p E-SOCIAL

O eSocial é o projeto do Governo Federal que unificará o envio de informações previdenciarias, trabalhista e fiscais.

Alem de simplificar e reduziz burocracia no cumprimento de obrigações, ele também será utilizado na garantia de direitos previdenciarios e trabalhistas.

Dada a importância da entrega das informações incorretas, o primeiro passo é efetuar o saneamento cadastral.

Confira duas etapas que devem ser respeitadas para executar o sanemamento cadastral com precisão:

Qualificação cadastral: É o processo exigido pelo Governo que fará o cruzamento de informações dos trabalhadores (nome, data de nascimento, CPF e NIS) já registradas nos sistemas governamentais, evitando divergências ou duplicidades.

A qualificação cadastral pode ser efetuada diretamente no site do eSocial, de forma individual ou em lote e no layout fornecido.

Divergências cadastrais poderão invalidar a entrega das declarações envolvendo o trabalhador. Por isso, em caso de divergência, o trabalhador deverá se encaminhando ao respectivo órgão para efetuar a correção do seu cadastro.

Atualização e Adequação Cadastral: O eSocial é composto por dezenas de declarações (ou eventos), com centenas das informações declaradas. Portanto, é necessário manter os cadastros de seu sistema de folha de pagamentos atualizados e adequados aos formatos exigidos pelo eSocial, evitando que dados cadastrais e/ou contratuais dos trabalhadores (tais como endereço de residência, estado civil, horários e cargos) sejam declarados de forma desatualizada ou incorreta.

Devido ao grande volume de informações que as empresas precisam atualizar/ adequar em sua folha de pagamento, é importante planejar as ações necessárias para não ter problemas futuros.