Junho 2016

Frente Parlamentar ajudará comércio a superar impasses

A Frente Parlamentar em Defesa do Comércio Varejista foi oficialmente instalada hoje – 27/6 – na presença de deputados distritais e de empresários reunidos durante almoço no Clube de Golfe de Brasília.

Ao discursar, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF, Edson de Castro, disse que o que se pretende é o fortalecimento do setor com a criação de empregos e a geração de renda, além de mais segurança para as 28 mil lojas de rua e de shoppings.

A frente irá debater os problemas que atingem o varejo buscando encontrar  soluções com o apoio da Câmara Legislativa. Edson anunciou que hoje o Sindivarejista criou dentro do seu site (www.sindivarejista.com.br) uma ferramenta para que os lojistas entrem em contato com os 24 deputados distritais e apresentem e acompanhem o atendimento de suas reivindicações.

“Os empresários desejam saber o que os deputados estão fazendo pelo comércio e, assim, haverá um acompanhamento do trabalho legislativo de cada um”, disse Edson.

Em entrevista, ele afirmou que há no Distrito Federal mais de duas mil lojas fechadas e pelo menos 1.200 salas comerciais desativadas por diferentes razões, a começar por aluguéis fora da realidade, queda nas vendas, insegurança, elevada carga tributária e falta de estacionamento.”

“O Poder Legislativo e os empresários devem buscar soluções para reverter o cenário”, afirmou. Edson de Castro disse que a presença de mais de 170 pessoas no encontro de hoje demonstra a preocupação que “todos temos com os rumos da economia do Distrito Federal. O momento exige seriedade, objetividade e criatividade para a superação dos impasses”, destacou.

Menos burocracia

Frente Parlamentar em Defesa do Comércio Varejista, a deputada distrital Sandra Faraj disse, ao discursar, que “o comércio é importante para a economia por gerar empregos e renda” e defendeu uma maior sintonia entre o empresariado e a Câmara Legislativa.

Ela sugeriu que haja menos burocracia e citou as dificuldades que muitos têm ao tentar conseguir alvarás de funcionamento ou habite-se. Citou, ainda, que dos 24 deputados distritais, 16 assinaram requerimento viabilizando a criação da frente parlamentar.

Consumidor

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Legislativa, deputado Chico Vigilante, destacou a importância de uma linha de comunicação entre o varejo e o Legislativo. Ele reconheceu a importância da Frente Parlamentar como instrumento que poderá ajudar os varejistas a superar impasses.

Jael Silva, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília – Sindhobar – disse que a frente chega em boa hora para tentar avalancar a economia.

O deputado licenciado Joe Valle, atual secretário de Trabalho do Governo do Distrito Federal, também discursou e disse que a frente poderá, de saída, tratar de temas urgentes como a Lei de Ocupação de Áreas Públicas – Lei dos Puxadinhos -, a regularização do Uber e a Lei do Silêncio que causa polêmica entre donos de bares e restaurantes e moradores de superquadras.

“São temas que interessam diretamente ao comércio e esperam por solução”, explicou. Joe Valle manifestou a sua preocupação com os rumos da economia “porque há no Distrito Federal atualmente 395 mil pessoas desempregadas”.

Alvarás

Em seu pronunciamento, o deputado distrital Raimundo Ribeiro observou que um dos desafios da sociedade é quanto à fiscalização das leis existentes e não com a criação de outras leis.

“A questão dos alvarás está sem solução desde 2015, o que é lamentável”, afirmou.

O deputado distrital Agaciel Maia disse que o Produto Interno Bruto (a soma das riquezas produzidas pelo país) deverá crescer 1,5% em 2017 e sugeriu menos burocratização para proporcionar a abertura de empresas e mais empregos.

E o deputado Wasny de Roure, ao mencionar a polêmica em torno da Lei dos Puxadinhos, defendeu um maior diálogo em busca de uma solução que atenda a todos os setores envolvidos.