Maio 2016

Sindivarejista debate abertura de lojas aos domingos

A abertura do comércio aos domingos no Distrito Federal foi debatida entre o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro, e o diretor da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Cátilo Cândido. Também participaram do encontro os superintendentes do Pátio Brasil, Carlos Passos, do Parkshopping, Marcelo Martins, e Edmar Barros, do Brasília Shopping.

Durante a reunião, na sede do Sindicato do Comércio Varejista do DF, Edson de Castro reiterou que o Sindivarejista defende há mais de 22 anos a abertura do comércio aos domingos e feriados como fator que gera empregos e renda, além de contribuir para o desenvolvimento da economia.

Ele observou que, anualmente, o comércio abre em 54 domingos, o que representa quase dois meses. “O domingo é um excelente dia para o consumidor que, nos dias úteis, não tem tempo para ir às compras”, ponderou.

Os gastos com aluguel, energia e condomínio são pagos pelos lojistas pelos 12 meses. Assim, é melhor que as lojas faturem em mais 54 dias, que correspondem aos domingos, porque todas as despesas já estão pagas. Restarão aos lojistas, apenas, as despesas com a remuneração dos empregados (encargos trabalhistas).

O presidente do Sindivarejista disse, ainda, que, na capital da República, a abertura de lojas aos domingos foi estabelecida através da Lei Magela, aprovada pela Câmara Legislativa, cabendo a regulamentação aos sindicatos patronal e laboral.

“É uma receita que vem dando certo e que conta com o apoio da sociedade. Pretendemos trabalhar ainda mais para que o comércio continue funcionando aos domingos”, finalizou.

O dirigente da Abrasce também apoiou o funcionamento das lojas aos domingos.