Notícias do Varejo

Novembro 2018

Pesquisa sobre vendas para o Natal sairá dia 8

Natal de 2018 sentirá os reflexos da recuperação econômica ou o desemprego elevado fará com que o brasileiro comemore as festas de fim de ano com o pé no freio?

Para responder a essa e outras perguntas, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgam no dia 8quinta-feira, às 10h30, em encontro com jornalistas em São Paulo, o resultado da Pesquisa Nacional de Expectativas de Compras para o Natal 2018.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, e o superintendente de finanças, Flávio Borges, comentarão em bate papo com os jornalistas o resultado do estudo, realizado com consumidores de todas as idades e classes sociais nas 27 capitais e revela informações como:

- Expectativa de vendas e de consumo;

- Projeção de valores movimentados na economia;

- Impacto da recuperação econômica e da crise nas compras de Natal;

- Projeção de brasileiros que irão às compras;

- Gasto médio do brasileiro com os presentes;

- Percepção do consumidor brasileiro em relação aos preços;

- Produtos mais procurados e presentes mais desejados na data;

- Locais preferidos para realizar as compras;

- Formas de pagamento e endividamento;

- Perfil e comportamento do consumidor nas compras de Natal (detalhamento por gênero, faixa etária e classe social);

- Compras de Natal pela internet;

- Balanço do comércio varejista em 2018 e perspectivas para 2019 com novo governo;

- Dados comparativos com Natais de anos anteriores e demais datas comemorativas.

Fonte: CNDL e SPC Brasil