Outubro 2017

Dados sigilosos da Receita teriam vazado

Uma operação da Policia Federal (PF) foi deflagrada ontem contra um esquema de venda de informações sigilosas do mercado financeiro para empresas que desempenham atividades de exportação e importação. Agentes da PF, com apoio da Receita Federal, cumpriram oito mandados de prisão preventiva, sendo dois contra servidores da Receita e um do Ministério da Indústria e Comércio Exterior. Também foram cumpridas 12 ordens de busca e apreensão no RS, no PR, no RJ e no DF.No Rio Grande do Sul, duas mulheres foram presas em Canoas e Cachoeirinha Para a polícia, elas faziam parte das empresas que intermediavam o esquema.

Os senadores investigados são do Paraná, Rio e do Distrito Federal. A investigação teve início em setembro de 2016.Uma das vítimas procurou a PF desconfiando que sua empresa estava tendo dados vazados. Aliado a isso, informações fornecidas pela própria corregedoria da Receita davam conta de que servidores estavam repassando informações sigilosas. O órgão identificou a atuação ilegal dos contratados, que extraíam informações de sistemas internos e repassavam, mediante pagamento, a empresas que dizem atuar no ramo de "inteligência de mercado".ESPIONAGEM INDUSTRIAI FOI DESARTICULADADepois, essas informações eram repassadas para as importadoras que contratavam o esquema Elas recebiam informações privilegiadas sobre o valor de venda de produtos importados e até sobre a movimentação dos seus concorrentes.

Para a PF, centenas de empresas podem ter sido vítimas, já que o sistema da Receita tem informações de todos os importadores legalizados no país. Uma suspeita apurada é que o esquema existiria em outros continentes.- Embora a investigação de hoje tenha como objetivo a corrução, na realidade, estamos desarticulando um grande esquema de espionagem industrial - diz o delegado chefe de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros, Alexandre Isbarrola.Os crimes apurados na ofensiva são corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro. Spy é por se tratar de espionagem industrial em nível internacional.

.